ERA UMA VEZ O CINEMA


Lugar Nenhum na África (2001)

cover Lugar Nenhum na África

link to Lugar Nenhum na África on IMDb

País: Germany, 141 minutos

Titulo Original: Nirgendwo in Afrika

Diretor(s): Caroline Link

Gênero(s): Drama, História, Biografia

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.5/10 (12309 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme Estrangeiro
Caroline Link

Prêmio de Cinema Alemão

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante
Matthias Habich

Prêmio de Melhor Filme
MTM Medien & Television München

Prêmio de Melhor Diretor
Caroline Link

Prêmio de Melhor Trilha Sonora
Niki Reiser

Prêmio de Melhor Fotografia
2002 · Gernot Roll

Sinopse: Em 1938, a família Redlich foge para o Quênia de Leobschütz na Silésia , Alemanha nazista , para escapar da crescente perseguição aos judeus . Walter, um ex-advogado, encontra trabalho como administrador de uma fazenda e manda buscar sua família. Sua esposa Jettel tem dificuldade para se adaptar à vida na África, embora sua filha Regina se adapte rapidamente ao novo ambiente, aprendendo facilmente a língua do país e demonstrando interesse pela cultura local. Regina logo faz amizade com o cozinheiro da fazenda, Owuor, que ajudou a salvar a vida de Walter quando ele contraiu malária. O único contato alemão que Jettel tem é por meio de um amigo de Walter chamado Süsskind, um ex-alemão que vive na África há anos. Jettel pergunta a Süsskind por que ele nunca foi casado, e ele afirma que tinha o hábito de se apaixonar por mulheres casadas.

Quando a guerra estala, as autoridades britânicas prendem todos os cidadãos alemães e os internam, sejam judeus ou gentios , separando os homens das mulheres. O casamento dos Redlichs começa a se deteriorar e Walter acusa Jettel de não querer dormir com ele já que ele é apenas um fazendeiro. Jettel dorme com um soldado britânico que fala alemão para conseguir trabalho e uma casa em uma fazenda para a família, e Regina e Walter descobrem.

Walter decide se juntar ao Exército Britânico e quer que Jettel vá para Nairóbi com ele, mas ela se recusa e fica para cuidar da fazenda com Owuor. Regina é enviada para um internato inglês , onde fica por anos, só podendo voltar de vez em quando na época da colheita. Jettel se torna fluente em suaíli e administra a fazenda com competência, ganhando um apreço pela cultura africana e um trabalho árduo que ela não tinha antes. Durante esse tempo, Jettel e Süsskind desenvolvem um relacionamento; ela o beija, mas ele parece se recusar a ter um relacionamento (se eles dormiram juntos ou não, não está claro).

Walter volta da guerra e uma Jettel feliz dorme com ele. Mais tarde, ele conta a ela que seu pai foi espancado até a morte e sua irmã morreu em um campo de concentração . Ele se candidata a um cargo de advogado na Alemanha e recebe a notícia de que pode ser imediatamente colocado como juiz. Ele afirma que a política do Exército britânico é enviar todos os soldados e suas famílias de volta para casa. Jettel se recusa a ir com ele, dizendo que a fazenda precisa dela e que ela está cansada de segui-lo. Ela também se recusa a acreditar que um país que matou seus parentes possa realmente ser considerado um lar. Um furioso Walter responde que ela odiou a África no começo e mal podia esperar para voltar para a Alemanha, e que ela está sendo egoísta. Walter pergunta a Regina se ela quer ir com ele, mas Regina não quer deixar Owuor.

Enquanto Walter se prepara para partir sozinho, um enxame de gafanhotos aparece e ameaça a colheita. Jettel vê Walter voltando para lutar contra os gafanhotos e fica emocionado com sua dedicação à família. Eventualmente, os gafanhotos partem sem danos graves às colheitas e os agricultores comemoram. Jettel e Walter fazem amor e se reconciliam, e ela diz a ele que está grávida de seu filho, levando-o a concluir que ela não dormiu com Süsskind. Owuor decide fazer uma viagem, percebendo que a vida dos Redlichs estava de volta à Alemanha, e ele e Regina se despedem em lágrimas. Jettel permite que Walter decida se eles devem ou não sair, e ele consegue as passagens de volta para a Alemanha.

A cena final mostra Walter, Regina e Jettel viajando em um trem africano. Ao parar, uma africana oferece uma banana a Jettel. Em uma narração, Regina afirma que o irmão nasceu saudável e se chama Max, em homenagem ao avô paterno.

Elenco: